Tim, Claro e Vivo firmam parcerias para pagamentos com NFC

Mobile Payments BlackBerry

No fim de Janeiro, as empresas de telefonia Tim e Vivo/Telefônica fecharam acordos com os bancos Itaú e Bradesco, respectivamente, para efetuarem pagamentos móveis com a tecnologia NFC. Ainda em 2012, a Claro já tinha firmado a parceria também com o Bradesco. As empresas começam a fazer testes para o desenvolvimento da modalidade em Rio e São Paulo.

A Tim iniciará um piloto em 100 restaurantes das cidades, disponibilizando em torno de 50 aparelhos para que os clientes possam efetuar o pagamento de suas contas através do NFC. O débito aconteceria direto de uma conta virtual pré-paga ou de um cartão tradicional vinculado ao número de telefone. A ideia é gerar um conhecimento sobre a tecnologia, tanto com o público quanto com os funcionários, procurando avaliar as dificuldades em um primeiro momento.
Tim Claro  Vivo

Já a Vivo/Telefônica e o Bradesco começarão os testes com os próprios colaboradores das empresas, que receberão celulares com NFC e habilitados com o Cartão de Débito Bradesco e o aplicativo Carteira Vivo. Assim, poderão fazer compras diretamente com o aparelho em locais equipados com a nova máquina da Cielo, que já permite a transação. Vale lembrar que ainda em 2012 a Cielo firmou compromisso em atualizar seus terminais com a tecnologia NFC. Hoje, são mais de 300 mil, espera-se que até 2014 já sejam 1,6 milhão de dispositivos.

Como funciona o Pagamento com NFC:

A quem ainda não está habituado com o NFC, os pagamentos podem ser realizados apenas emparelhando dois celulares ou um celular e um equipamento com NFC. A transação aconteceria com o auxílio de um aplicativo específico, que no caso das operadoras de telefonia seriam fornecidos por elas mesmas.  O débito pode acontecer direto na conta do celular, em um conta pré-paga ou de um cartão determinado pelo usuário. Outra maneira de fazer uma compra com NFC é através das Smart Tags, que enviaria ao aparelho o valor do produto a ser debitado e o usuário escolheria o meio para realizar o pagamento, como acontece em transações online.

Para conhecer um pouco mais, veja o vídeo abaixo.

Fonte: Windows Phone, Convergência Digital e Leia Já.

Anúncios

  1. Pingback: Facebook + NFC: A internet das coisas chegou | NFC Brasil

  2. Pingback: Infográfico – Um dia com um smartphone NFC | NFC Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: