LG planeja a casa inteligente com NFC

LG_Smart_Home_Service

Na feira de tecnologia CES que aconteceu em Janeiro em Las Vegas, a LG foi uma das que mais impressionaram pelo projeto Smart Home Services. Utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) nos eletrodomésticos e eletrônicos, a empresa oferece uma comunicação inteligente de controle pelos smartphones. Assim, o conceito de internet das coisas é colocado realmente em prática e com a possibilidade real de estar inserido no hábito familiar em um futuro próximo.

Pelo que foi apresentado na CES 2013, a LG implementou e desenvolveu aplicações de NFC para os mais diversos produtos de utilidades do lar, como Geladeira, Máquina de Lavar, Fogão, Microondas e Aspirador de Pó. A ideia do MagicRemoto e do SmartControl é que o consumidor possa não apenar ligar e desligar os eletros pelo smartphone, mas também possuir um histórico de funcionamento, conferir o tempo que resta para as roupas terminarem de lavar ou para um bolo ficar pronto no forno, otimizando o tempo em casa. Além disso, com o auxílio de outras conexões, o usuário poderia dar um comando de voz para os aparelhos pelo celular.

Já em específico para as TVs, a LG desenvolveu o SmartShare, no qual os espectadores poderão transferir conteúdo entre diferentes dispositivos. A aplicação funciona com uma associação entre o NFC e uma rede Wi-Fi ou 3G/4G. Aproximando o smartphone da TV, o NFC ativaria instantaneamente o conteúdo a ser compartilhado e a transferência seria executada pelas outras redes. A ideia é deixar a tecnologia preparada, já esperando o futuro idealizado para a TV Digital, com o consumidor realizando na hora o pagamento de um produto que acabou ver na programação.

Embora possa parecer distante, o compartilhamento de conteúdo de uma TV para a internet já é uma realidade.  Basta ver o que a Sony preparou para o Play Station 4, com os jogadores podendo compartilhar imediatamente vídeos e fotos do jogo, além de integrar ações em diferentes plataformas [extensão do jogo em celular e na web] para o console, como parte da jogabilidade. Olhando por esse lado, vê-se que a tendência idealizada pela LG não se encontra em uma realidade alternativa e será ainda mais forte para os próximos anos.

Fonte: LG News

Anúncios

  1. Pingback: Facebook + NFC: A internet das coisas chegou | NFC Brasil

  2. Pingback: LG lança Smart TV com NFC | NFC Brasil

  3. Pingback: Sony apresenta sua câmera NEX-5T com NFC | NFC Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: