Projeto em Nova York para Biblioteca em Metrô

Biblioteca Nova York Metro NFC

A ideia do projeto lembra bastante o da biblioteca virtual na Áustria. No exemplo europeu, havia a implantação de Smart Tags NFC em diversos locais públicos, que davam direito aos usuários fazerem download de algumas obras. Já este dos EUA ainda é um conceito e foi idealizado pelos estudantes Max Pilwat, Keri Tan e Ferdi Rodriguez, que o denominaram de “Underground Library”.

O projeto consiste em aplicar Smart Posters nos Metrôs de Nova York. Ao aproximar o smartphone do cartaz, a pessoa poderá escolher entre alguns livros que estão à disposição e receber as 10 primeiras páginas da obra. Talvez não seja uma grande oferta, é verdade. Seria bem mais atraente se oferecesse a obra completa, mas a questão esbarraria nos direitos autorais e pirataria e toda aquela discussão sobre o livre download da internet. No entanto, o download poderia ser feito mediante um cadastro na Biblioteca, que geraria apenas 1 por usuário. Também poderiam disponibilizar obras completas que já estejam em domínio público.

De todo o modo, uma ação desse porte certamente atrairia um grande foco para a cultura e poderia dar uma nova aplicação para as já defasadas bibliotecas públicas. Outro ponto positivo aqui é que o sinal de internet não funciona em muitas partes dos trajetos dos metrôs. Assim, faz todo o sentido utilizar o NFC para o caso, já que a comunicação entre o aparelho e a Smart Tag do Poster ocorreria normalmente.

Fica a expectativa para que o projeto saia do papel.

Fonte: O Globo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: