Coca-Cola testa NFC em máquinas de refri para pagamento e resgate de prêmios

Coca Cola NFC Machine My Coke Rewards

A Coca-Cola deu um passo importante para aumentar as vendas em suas máquinas de refrigerantes. Ciente de que cada vez mais os consumidores deixavam de comprar os produtos nas máquinas por não terem em mãos as moedas ou notas para efetuarem o pagamento, a empresa começou a instalar a opção de comprar com o cartão de crédito.

E esse ano decidiu realizar testes na cidade de Austin, nos EUA, incluindo a opção de pagamento móvel, com NFC. Assim, foram instaladas 200 “Coke Machines” em shoppings, faculdades, lojas e estabelecimentos comerciais. As máquinas oferecem 3 possibilidades de pagamento, com “dinheiro físico”, cartão de crédito e o “mobile payment”, suportando as bandeiras Visa, MasterCard, American Express e Discover. A plataforma aplicada é a Isis Payment, desenvolvida em uma parceria de AT&T Mobility, T-Mobile USA e Verizon Wireless.

My Coke RewardsAssociado às máquinas, a Coca-Cola ainda incluiu o programa My Coke Rewards, que dá pontos para o consumidor toda vez que compra algo da Coca e que podem ser trocados depois por produtos. Funciona assim: cada máquina tem uma tela touchscreen, com um vídeo de 30 segundos explicando o programa e depois libera para a pessoa poder escolher o seu refrigerante. Após escolher a forma de pagamento e efetuar a transação, mostra a quantidade de pontos que ganhou. Os pontos ficam então vinculados ao cartão utilizado, ao smartphone e ainda são armazenados no site do programa. O cadastro também pode ser feito na hora, pela própria tela da máquina.

A vantagem das novas Máquinas da Coca e do My Coke Rewards, não é simplesmente incluir o NFC como diferencial de interação, mas facilitar a transação financeira e, principalmente, o resgate dos pontos, já que por outros meios, o consumidor deveria pegar um código no produto e cadastrar no site, por exemplo. Desse modo não, automaticamente ficam os pontos registrados e caso já tenha atingido a pontuação necessária, imediatamente o consumidor pode retirar o produto da máquina.

Também vale lembrar que ano passado a Coca-Cola chegou a fazer uma parceria com o Google Wallet, ajudando a promover o sistema, mas apenas utilizando-o para o pagamento (veja o vídeo abaixo). A iniciativa dessa vez expande a aplicação do NFC, como tecnologia de suporte para também realizar uma estratégia de Gamification.

Fonte: NFC Times e Coca-Cola

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