Startup brasileira cria autenticação digital com NFC e E-Passaporte

NFC E-Passaporte

A empresa RD2Buzz desenvolveu a plataforma TapToLogin para o reconhecimento de identidade digital para acesso a serviços disponibilizados na internet. O objetivo é aumentar a segurança do usuário ao efetuar login em Redes Sociais, Bancos, E-commerces, em Pagamentos Online e Companhias Aéreas, por exemplo.  A ideia utiliza uma integração entre smartphone com NFC e o E-Passaporte emitido pelo Governo (ou uma Tag NFC, gravada a partir do documento digital).

NFC Tap to loginO usuário baixa o aplicativo TapToLogin na Google Play, preenche com seus dados básicos (incluindo o número do e-passaporte) e cadastra duas senhas (PIN/PUK). Todos esses dados ficam então armazenados na plataforma. Após isso, para futuros acessos no Facebook, Twitter ou Google+, o usuário deve aproximar seu celular do E-Passaport (ou da Tag) e digitar o seu PIN. Caso o usuário não lembre do PIN, digita o PUK e se novamente não recordar, deve reiniciar todo o cadastro anterior para gerar novo acesso. Se o usuário não estiver com seu documento ou tag por perto, não consegue entrar nas redes.

Embora possa parecer uma dificuldade a mais e até mesmo inoportuna para simplesmente fazer login nas redes sociais, o conceito é para promover maior segurança online, evitando roubos de senhas e perfis. Talvez a aplicação com NFC não seja exatamente apropriada para a melhoria da experiência em entretenimento, mas pode ser muito útil em um futuro para a realização de determinadas transações.

Se não parece muito crível a ideia de ter que andar com o E-Passaporte ou a Tag na carteira, apenas para acessar o Facebook, é bem plausível visualizar a aplicação sendo utilizada por empresas para a realização de altas transferências financeiras. É como se o E-Passaporte fosse um cartão de crédito, o PIN a senha, e o smartphone com NFC o terminal bancário.

Da mesma forma, a plataforma desenvolvida pela startup não precisaria funcionar exatamente como foi lançada. É importante lembrar que ainda é uma fase Beta, passível de testes, modificações e adaptações. Assim, em um breve futuro, o E-Passaporte poderia ser substituído por outro elemento com NFC (um cofre, uma porta, aparelho eletrônico, determinado smartphone) e para um fim específico (como o carro com NFC da Hyundai).  Desse modo, o que ficaria seria apenas o trabalho criptográfico desenvolvido. O mérito é ver uma empresa brasileira investindo na tecnologia e fomentando o cenário de aplicações e utilizações para o NFC.

Fonte: NFC World

Anúncios

Um Comentário

  1. Obrigado pelo apoio !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: