Coleira com NFC para identificação de Pets

Find My Pet NFC

A utilização do NFC com meio para identificação já é bem debatida. A substituição do cartão de visita tradicional por um “cartão virtual” é uma das aplicações que a tecnologia proporciona. A funcionalidade é aplicada para informar dados pessoais para contato através da aproximação de dispositivos. Da mesma maneira, surgiu a ideia de utilizar essa característica para informar dados dos animais de estimação.

Uma empresa de Israel desenvolveu o projeto Find My Pet, que utiliza Tags NFC em coleiras.  O objetivo claro é facilitar a localização do dono no caso do bicho se perder. Além do nome do pet, o usuário pode cadastrar informações com e-mail, endereço e telefone. A Tag vem com o chip NFC e também com um QR-Code.

A ideia não é exatamente nova, outras empresas também produzem e vendem acessórios similares, como a Pet Be Found e Pet Hub (apenas QR-Code). A localização de pets ainda carece de maiores investimentos e divulgações. Tem-se chips implantados na pele dos animais, mas que muitas vezes só conseguem ser lidos em órgãos especializados. Há também alguns mecanismos mais caros, como coleiras com GPS.

É claro que há a solução rápida e óbvia de simplesmente colocar uma coleira com o nome do animal e telefone do dono escritos, do jeito tradicional e eficiente. Mesmo assim, a coleira com NFC seria uma alternativa útil e poderia ser utilizada também para outros fins, como para armazenar informações das vacinas que o animal tomou ou dia que deve tomar e dos problemas de saúde que possa ter.

Fonte: NFC World

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: