O que é NFC?

*O QUE É O NFC:

O NFC é uma sigla de Near Field Communication, algo como Comunicação de Campo Próximo. O NFC surgiu a partir do RFID, foi desenvolvido pela Sony e Philips em 2002 e impulsionado a partir de 2004 pelo NFC Forum, que é conduzido por empresas como Samsung, Microsoft, Nokia, Google, Intel e Visa,  a fim de promover o avanço da tecnologia, definir especificações e regulamentações de uso.

A tecnologia está situada na área de transmissões por rádio frequência de curto alcance e funciona para estabelecer uma comunicação sem fio entre dispositivos.  A comunicação acontece apenas aproximando-os a uma pequena distância, que chega no máximo a 10 cm, sem a necessidade de ter que acessar alguma função no aparelho ou mesmo digitar uma senha.

Emparelhamento NFC

Emparelhamento entre smartphones para a transferência de arquivos.

Embora a curta distância possa parecer um problema, na verdade é o grande diferencial, pois assim a comunicação se torna mais segura e direcionada para um objeto específico, evitando, por exemplo, acessar dados de desconhecidos ou por acaso, como aconteceria em redes de Wi-Fi e Blutooth. Os dispositivos, por sua vez, não precisam ser apenas celulares e nem eletrônicos, mas qualquer objeto físico que receba o chip NFC, como crachás, chaveiros e cartões. Os chips também podem vir em etiquetas adesivas, as chamadas Tags NFC, permitindo a comunicação em diferentes itens.

Tag NFC

Exemplo de uma Tag NFC.

Veja também COMO FUNCIONA O NFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s