Quais são as utilizações do NFC?

Você já sabe O que é o NFC? Já conhece Como Funciona o NFC?

Veja agora as UTILIZAÇÕES:

O NFC vem sendo utilizado em diferentes aplicações e serviços, como:

Pagamentos móveis: área de maior desenvolvimento, com o apoio de empresas de telefonia, crédito e tecnologia. Utilizando um smartphone com NFC e um app para pagamentos móveis, o usuário pode cadastrar seu cartão de crédito no aplicativo ou incluir o débito na conta do telefone. Para efetuar a transação financeira, basta aproximar o aparelho de outro smartphone ou de um terminal da Cielo, por exemplo. Até o momento no Brasil, a Claro, a Tim e a Vivo são as operadoras que estão testando o funcionamento, em parceria com Bradesco, Itaú, Visa e MasterCard. Além do PagSeguro da UOL. Internacionalmente, tem-se como destaque os apps PayWave da Samsung, o Passbook da Apple e o Google Wallet.

pagamento móvel nfc

Pagamento Móvel: celular e terminal de cartão.

Cartão de acesso: como visto anteriormente, um dos modos de operação do NFC é o Card Emulation. Assim, o aparelho pode se transformar em uma chave codificada e única de acesso, que pode ser utilizada para abrir uma porta de um quarto de hotel, liberar catracas ou mesmo ligar um aparelho, como o Carro da Hyundai e os Eletrodomésticos da LG. A função também é utilizada como ingresso ou bilhete eletrônico, em que o usuário compra a entrada pelo smartphone e apresenta no terminal do evento em questão.

Games: a indústria dos jogos também vislumbra utilizar o NFC para expandir a experiência de jogabilidade e produzir diferentes integrações entre objetos nos games. A Nintendo já lançou bonecos com NFC para o jogo de Pokemon, no qual ao aproximar o boneco do console, o personagem era habilitado no jogo. Outras utilizações também tem sido observadas, como a inclusão de Tags NFC em jogos de cartas e criando uma interação em que o jogador devia aproximar o smartphone da carta para receber uma missão ou ver se ganhou um bônus.

Pokemon rumble u NFC

Boneco com NFC no jogo da Nintendo.

Distribuição de conteúdo: um usuário pode receber um conteúdo em seu smartphone a partir de uma Tag NFC. Existem os chamados Smart Posters, que são cartazes que possuem a etiqueta e tem sido utilizado pela publicidade e em eventos. Basta aproximar o aparelho do local indicado no poster e a pessoa recebe o conteúdo.

Transferência de dados: a já tradicional transferência de dados entre aparelhos, tal como acontece com o envio de um foto ou música por um blutooth ou uma rede Wi-Fi. A diferença está no emparelhamento entre os aparelhos e na facilidade de enviar e receber os dados. A transferência também não precisa ser apenas entre telefones e pode ser efetuada entre TVs, Tablets, Notebooks ou qualquer outro objeto com NFC.

Anúncios

Um Comentário

  1. haniel

    muito bom . tudo que eu precisava saber .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s