Projeto de São Paulo testa NFC em ônibus da Baixada Santista

Roda SP

Durante o verão, São Paulo possui o projeto Roda SP, que dá direito a circular por 24h pelos municípios da baixada Santista, com uma única passagem de ônibus ao preço de R$ 10. Assim, o passageiro pode subir e descer entre os 32 pontos participantes quantas vezes quiser. Até o ano passado, o controle era feito apenas com uma pulseirinha no braço, o que dificultava o controle da Secretaria de Turismo.

NFC Cards

Exemplos de NFC Cards

Já para 2013, o programa testará o Cartão de Acesso NFC, desenvolvido pelo CPqD. Ao comprar a passagem, a pessoa recebe um cartão NFC, que é utilizado em cada embarque e desembarque dos ônibus. Ao passar o cartão na primeira parada, as 24h de uso começam a valer. A aplicação é feita associada a smartphones presentes nos veículos e não em catracas. Com isso, não será necessária nenhuma instalação ou equipamento próprio.

Dessa forma, o sistema com NFC contribuirá com a logística do Roda SP e os relatórios da Secretaria, que terá o controle exato do número de passageiros que estão nos ônibus, os pontos com maior fluxo e os períodos mais intensos de utilização. A iniciativa é extremamente promissora e pode abrir rotas para a implantação de novas aplicações que possam auxiliar o transporte urbano do país.

Quem sabe um projeto como o Smart Bus, que apresentei no Interaction South America 2012, possa sair do papel também.

victor-nassar-smart-bus

Clique na imagem para amplicar.

Fonte: Convergência Digital

Deixe um comentário